Considerada uma das melhores cachaças do Brasil, a artesanal cachaça Vale Verde é produzida no alambique do Parque Ecológico, localizado em Betim, a 42 km da capital. No local, considerado um dos melhores empreendimentos turísticos para se visitar no entorno de Belo Horizonte, o visitante pode acompanhar de perto todo o processo de produção da cachaça, desde a colheita até o momento de engarrafar a bebida.
A Vale Verde foi premiada pela terceira vez consecutiva, na Revista Playboy de 2011 como a melhor cachaça extra premium do Brasil, e pelo Prêmio Cachaça Masters 2010, da revista inglesa The Spirit Business, sendo medalhista de ouro nas categorias envelhecida, com a Vale Verde Extra Premium, e não envelhecida, com a Minha Deusa. Além disso a Vale Verde conta aindo com os produtos: Licor do Mestre, Gelatina de Cachaça, Vale Verde Edição Presente e vale Verde 12 Anos. PARA CONHECER MAIS SOBRE OS NOSSO PRODUTOS VISITE O NOSSO SITE.


Visite nosso site: www.cachacavaleverde.com.br

SEGUNDA, 15 DE ABRIL DE 2013

Os 5 mitos e verdades da Cachaça

- É verdade que a cachaça só deve ser bebida em copos de vidro?
- Ouvi dizer que a verdadeira cachaça foi criada em Minas Gerais.
- Um amigo me contou que é excelente para abrir o apetite.
 
Quem nunca na vida escutou um conselho sobre cachaça? Uma das bebidas mais famosas do mundo é rodeada de mistérios e curiosidades. E para falar um pouco sobre o assunto convidamos enólogo e supervisor de produção das cachaças Vale Verde, Daniel Fornari, para responder algumas perguntas:
 
1-   Pode-se dizer que Cachaça, Pinga e Aguardente são a mesma coisa?   

NÃO – O significado confunde muita gente, até mesmo quem aprecia a bebida há anos. A cachaça é um produto tipicamente brasileiro, destilado do mosto fermentado da cana de açúcar, com graduação alcoólica de 38% a 48%. Já aguardente é o nome dado para qualquer bebida feita a partir da fermentação de vegetais doces ou frutas com graduação alcoólica entre 38% e 54%. Um destilado de caju, por exemplo, pode ser chamado de aguardente de caju. Sendo assim, toda cachaça é uma aguardente, mas nem toda aguardente é cachaça. Pinga é um nome popular dado para a cachaça.
 
2-   Cachaça com mel é bom para a saúde?

SIM– Com seus valores nutricionais, a cachaça com mel pode aumentar o metabolismo e a ajudar na cura da gripe e resfriados. E se for Vale Verde com mel do Vale, melhor ainda. Mas lembre-se: auto medicação é perigoso, o certo é procurar um médico.
 
3-   A cachaça pode ser produzida com qualquer fruta?

NÃO – A cachaça é  exclusivamente produzida pela destilação do mosto fermentado da cana de açúcar. Se for feita de qualquer outra fruta ou vegetal doce é aguardente.
 
4-   Ouvi dizer que a cachaça foi criada em Minas Gerais. É verdade?

NÃO - A bebida foi criada no século XVI, em 1534, em São Vicente, SP. Contudo, alguns historiadores afirmam que os egípcios são os verdadeiros criadores da bebida. E ainda há quem afirme, dentro da comunidade acadêmica, que os gregos registraram o processo de obtenção da acqua ardens, água ardente.
 
5-   É verdade que a boa cachaça deve ser tomada em pequenos goles?

SIM – Toda boa bebida deve ser degustada, apreciada. Uma dose normal  de cachaça deve render aproximadamente três goles. Não devemos engolir logo, deixe a cachaça passear pela boca, para sentirmos toda sua qualidade. A bebida deve descansar no chamado “chão da boca”, para que todos os gases voláteis sejam sentidos pelo paladar.
 
Gostou? Quer saber mais sobre a cachaça? É só convidar a família e amigos para visitar o Vale Verde e conhecer mais no Museu da Cachaça, Espaço Degustação e Alambique.

 
©2012 CACHAÇA VALE VERDE. Todos os direitos reservados.